SEMINÁRIO INTEGRADO É O ESPAÇO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DE POSTURA INVESTIGATIVA POSSIBILITANDO OLHAR CRÍTICO-PARTICIPATIVO DE ALUNOS E PROFESSORES.

SUGESTÃO DE SITES PARA PESQUISA

SITES 2º TRIMESTRE

SEMINÁRIO INTEGRADO II TRIMESTRE

ENSINO POLITÉCNICO

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ESQUEMA DO PROJETO

PROJETO:
1.    DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
1.1.               Titulo do Projeto:
1.2.                Tema:
·         Fio condutor do projeto;
·         Escolhido em função dos objetivos que se quer atingir;
1.3.                Autores:
1.4.               Período de realização:
1.5.               Escola:

2.     JUSTIFICATIVA:
·         Deve responder: qual é a nossa realidade? Por que devemos implantar este projeto;
·         Razões que justificam os objetivos;
·         Refere-se aos antecedentes, causas e importância da situação que motivou o projeto;
·         É conveniente levantar os benefícios e vantagens que derivam da proposta, bem como suas vantagens e limitações.

3.    OBJETIVOS:
·         Objetivo geral deve responder: Onde queremos chegar? O que se pretende alcançar com as atividades que constituem o projeto;
·         Metas: quantificar os resultados esperados.

4.    METODOLOGIA:
·         É a parte do projeto que diz como os objetivos serão alcançados;
·         Especificação das principais atividadesserem realizadas tais como entrevistas, visitas, observações. etc...

5.    CRONOGRAMA:
·         Definição da datas das atividades a serem realizadas.

6.    RECURSOS:
·         Levantamento dos recursos materiais necessários para levar o projeto adiante;
·         Relação do que será necessário para colocar em prática o projeto: equipamentos, instalações, palestrantes

7.    DESENVOLVIMENTO:
·         Como será desenvolvido os trabalhos: discussão, planejamento das estratégias e distribuição de tarefas e responsabilidades;
·         Traçar um plano para o desenvolvimento dos trabalhos.

8.    AVALIAÇÃO:
·         Alunos, professores analisam os pontos positivos e negativos da experiência, sugerindo mudanças e repensando temas bem como propondo novas situações- problemas para uma próxima investigação


ESTRUTURA DE UM TRABALHO



ESTRUTURA DE UM TRABALHO
1.      CAPA:
a)      Cabeçalho: nome da Instituição
b)      Título do trabalho
c)      Nome do aluno/série
d)      Local, mês e ano

2.      SUMÁRIO:
·         Iniciar em outra folha, título sem indicativo numérico.

3.      INTRODUÇÃO:
·         Iniciar em folha distinta apresentado o indicativo numérico (1);
·         Parte que abre o trabalho, anunciando o  assunto que será abordado, é necessário delimitá-lo, isto é indicar o ponto de vista sob o qual será tratado, situá-lo no tempo e espaço; mostrar a importância e apontar a metodologia empregada ( pesquisa bibliográfica, pesquisa de laboratório, entrevistas).

4.      DESENVOLVIMENTO:
·         É o corpo do trabalho;
·         Deve apresentar  o detalhamento da pesquisa realizada e comunicar seus resultados

5.      CONCLUSÃO:
·         Iniciar em folha distinta apresentando o indicativo numérico;
·         Constitui o ponto de chegada, isto é, deve apresentar a resposta ao tema anunciado na introdução;
·         Não é apropriado iniciar afirmando que “vai concluir”;
·         É uma síntese interpretativa dos elementos dispersos pelo trabalho;
·         Ponto de chegada, baseado no desenvolvimento.

6.      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
·         Em folha distinta;
·         Listar todas as fontes de informação: livros, revistas, fitas. Sites,...utilizadas na elaboração do trabalho;
·         Formato de apresentação bibliográfica (professor de português trabalhará em suas aulas).

7.      ANEXOS:
·         Em folha distinta;
·         Poderão fazer parte dos anexos textos ou documentos não elaborados pelo autor do trabalho mas usados para esclarecer ou fundamentar melhor a pesquisa: Ex: leis, mapas, fotografias, questões de entrevistas, plantas,...